Você não perdeu sua fé, só está cansada.
Um devocional inspirador sobre o cansaço espiritual e o descanso em Deus, à luz da história de Elias. Uma mensagem de consolo para quem se sente esgotada, lembrando que em algum momento, todas nós vamos precisar parar e renovar nossas forças no Senhor.
DEVOCIONAL
Taiane Alves
11/3/20252 min ler


Nem sempre estamos frias espiritualmente; às vezes, só estamos cansadas. Nem sempre, quando pensamos em dar uma pausa, é porque queremos desistir de Deus — mas porque, no fundo, precisamos descansar.
Quando o coração está cansado, não frio
Grandes homens de Deus também se cansaram. Lembra-se de Elias? Após uma grande vitória no Monte Carmelo (1 Reis 18:20–40), ele se esgotou, chegou ao limite e quis entregar os pontos (1 Reis 19:3–4). E eu te pergunto: ele era fraco na fé? De forma alguma! Esse foi o homem que orou para não chover — e não choveu (1 Reis 17:1) —, e depois orou novamente, e o Senhor enviou a chuva (1 Reis 18:41–45). Que tamanha fé ele tinha, que intimidade com Deus!
Mas então, por que ele viveu aquele episódio na caverna (1 Reis 19:9–18)? Porque ele se cansou. Chegou ao limite — e isso pode acontecer por várias razões. Quero, porém, me concentrar em um ponto: somos seres humanos, e Deus entende nossas limitações.
O problema é que, muitas vezes, somos nós que esquecemos disso. Queremos abraçar o mundo, fazer muito além do que Deus pediu, nos envolver em assuntos e lutar batalhas que não são nossas. E o resultado? Ficamos cansadas. E é aí que o inimigo se aproveita para nos acusar, dizendo que temos “pouca fé”. Então nos sentimos culpadas, pesadas, achando que esfriamos espiritualmente — porque nossa oração já não tem o mesmo fervor, nossa entrega no culto não é mais a mesma.
Mas, na verdade, tudo isso é cansaço.
Nem tudo é frieza espiritual — às vezes, é só exaustão
Sabe o que aprendi e quero compartilhar com você?
“Está cansada? Então descansa.” Simples assim.
Descansa no Senhor, como diz a Palavra:
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.”
— Salmo 37:5
Peça o socorro d’Ele, que é bem presente na hora da angústia (Salmo 46:1). Peça o bálsamo e o renovo. Ele está pronto para te ajudar — mas você precisa largar essa mania de querer controlar tudo e lançar sobre Deus toda a sua ansiedade e todos os fardos (1 Pedro 5:7). Então Ele virá ao seu encontro, te concederá paz e te revestirá para continuar a caminhada.
Lembra-se de Elias? Deus o alimentou e respeitou seu momento na caverna (1 Reis 19:5–8). Permitiu que ele descansasse. Mas, assim que Elias foi fortalecido novamente pelo poder do Senhor, Deus lhe confiou novas missões antes de levá-lo ao céu (1 Reis 19:15–21; 2 Reis 2:11).
Da mesma forma, Deus ainda quer fazer muitas coisas na sua vida. Então, levante-se, alimente-se da Palavra, beba da fonte de água viva e se prepare para a caminhada que ainda te espera.
Deus te abençoe!


