Você é Controlada Por Aquilo Que Não Consegue Controlar

Um devocional profundo sobre domínio próprio, liberdade cristã e as escravidões silenciosas que podem nos controlar. À luz da Palavra de Deus, esta reflexão confronta hábitos, emoções, vícios e distrações que tentam ocupar o lugar do Senhor em nossa vida, nos chamando ao arrependimento, à vigilância espiritual e a uma vida verdadeiramente livre em Cristo.

DEVOCIONAL

Taiane Alves

1/9/20263 min ler

Introdução

Hoje vou abrir um pouco do meu coração e compartilhar algumas coisas que o Senhor tem me ensinado sobre domínio próprio. Uma das grandes descobertas que fiz na vida adulta é que envelhecer em idade não significa, necessariamente, amadurecer espiritualmente.

Se não lutarmos contra nossa natureza adâmica e não buscarmos crescer em graça e conhecimento, permanecemos como crianças — infantis em nossas atitudes, escolhas e, pior ainda, altamente frágeis e manipuláveis.

“Pois cada um é escravo daquilo que o controla.”

2 Pedro 2:19 (NVT)

O confronto da Palavra

Quando li essa frase de 2 Pedro 2:19, fui fortemente confrontada. Como de costume, após ler a Palavra, gosto de fazer uma autoanálise e meditar sobre o que o Espírito Santo quer me ensinar — ou revelar.

E posso ser franca com você: não é nada fácil olhar para dentro de nós mesmas e nos encarar diante do espelho do Senhor. Um espelho que enxerga muito além de qualquer raio-x moderno e revela aquelas “manchinhas” de pecados que ainda estão ali — disfarçadas, escondidas, mas presentes.

Uma das áreas em que o Espírito Santo me confrontou foi na forma como eu lidava com a comida. Embora eu não coma muito e tenha uma alimentação saudável, o Espírito Santo revelou algo que estava bem disfarçado: em muitas situações, eu buscava aliviar questões emocionais na comida, em vez de buscar o auxílio e o socorro de Deus.

Ou seja, eu estava literalmente “comendo minhas emoções”.

Naquele momento, percebi claramente o quanto somos dependentes do Espírito Santo para nos convencer do pecado que ainda habita em nós.

Conclusão

Não sei o que pode estar te dominando hoje — eu posso responder apenas por mim. Mas esta palavra é um alerta. Não aja como alguém que diz que pode parar quando quiser.

Hoje Deus nos chama a atenção com amor, porque:

O Senhor disciplina a quem ama.” (Hebreus 12:6)

Ele não quer dividir você com nada, nem com ninguém. Precisamos estar atentas: o inimigo não trabalha, necessariamente, para nos tirar da igreja, mas para nos distrair com coisas que parecem inocentes, nos satisfazem momentaneamente e, aos poucos, roubam nossa fome pela presença de Deus, fazendo com que nos tornemos escravas do pecado dentro da própria igreja.

Que Deus tenha misericórdia de nós. Que Ele nos ajude a sermos verdadeiramente livres e a vivermos livres — não para satisfazer nossos desejos, mas para Sua honra e glória.

Taiane Alves

Outras formas de escravidão que ignoramos

Quantas pessoas não estão sendo escravizadas por suas vontades, orgulho, ambições, vaidade, ego, vícios, distrações e tantas outras coisas?

Talvez você já tenha ouvido um alcoólatra dizer: “Eu paro de beber quando eu quiser.” Mas sabemos que, na prática, não é assim. Existe uma dependência instalada, que precisa de ajuda e tratamento.

Trazendo isso para nossa realidade como cristãs, precisamos nos perguntar com sinceridade: existe algo que tem nos controlado e ocupado o lugar de Deus em nossa vida?

A Palavra nos lembra:

“Cristo nos libertou para que sejamos realmente livres. Portanto, permaneçam firmes nessa liberdade e não se deixem prender novamente à escravidão.” (Gálatas 5:1)

Quando não conseguimos dizer “não”

Deus ministrou fortemente ao meu coração que, se eu não sou capaz de controlar minha vontade de comer para fazer um jejum mais prolongado, ou se desconto minhas emoções na comida, então estou sendo controlada por ela.

Pode parecer algo simples, até irrelevante. Mas a verdade é clara: se não conseguimos dizer não, estamos sendo escravizadas por aquilo.

Liberdade não é libertinagem

Vivemos em uma sociedade totalmente descontrolada, que confunde liberdade com libertinagem. O mundo prega que ser livre é fazer o que quiser, sem limites e sem consequências. Mas nós, que conhecemos a Palavra de Deus, sabemos que isso não é verdade.

De nada adianta apontar o vício químico de alguém e ignorar o fato de passar horas do dia grudada no celular, como se ele fizesse parte do corpo. Isso também é ser controlada.

Jesus nos advertiu claramente sobre isso:

“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da trave que está no seu próprio olho?” (Mateus 7:3)

Oração

Senhor, revela tudo o que tem tentado ocupar o Teu lugar na minha vida. Livra-me de ser controlada por vontades, distrações ou satisfações que roubam minha fome pela Tua presença. Ensina-me a viver a verdadeira liberdade em Ti, com domínio próprio e um coração totalmente rendido ao Teu Espírito.

Em nome de Jesus, amém.