Semana 5: Orgulho Relacional

Dia 2: Criar Conflitos Regularmente e Rebaixar ou Menosprezar os Outros

Criar conflitos e rebaixar ou menosprezar os outros são atitudes que refletem um coração cheio de orgulho. Essas práticas, geram impactos profundos em nossa vida espiritual e nos afastam de Deus e das pessoas ao nosso redor. Essa semana, no Estudo Desmascarando o Orgulho, queremos encorajar você a identificar essas posturas em sua vida e permitir que Deus transforme seu coração. Afinal, somos chamadas para sermos pacificadoras e instrumentos de edificação em nossos relacionamentos.

Vamos juntas aprofundar esse tema e buscar, pela graça de Deus, viver em humildade, promovendo paz e harmonia em nossas interações diárias.

Criar Conflitos Regularmente

Criar conflitos frequentemente está relacionado à dificuldade de lidar com diferenças de personalidade ou pontos de vista. Muitas vezes, esses conflitos surgem por causa do orgulho em querer que tudo seja do nosso jeito ou por resistir a abrir espaço para o outro. Provérbios 13:10 nos lembra: “O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho. ‘” Viver em conflitos afeta negativamente nossos relacionamentos e cria barreiras para o crescimento espiritual.

É comum ouvir pessoas dizerem: “Tenho dificuldade em lidar com fulana” ou “Sempre me envolvo em discussões com ela”. Esse comportamento indica que precisamos examinar nosso coração e buscar sabedoria em Deus para promover a paz, em vez de perpetuar a contenda.

Rebaixar ou Menosprezar os Outros

Rebaixar ou menosprezar os outros é outra atitude que revela o orgulho. Isso acontece quando buscamos exaltar a nós mesmas às custas de diminuir o valor ou as qualidades dos outros. Com uma motivação egoísta de “colocar as pessoas em seus lugares”, muitas vezes julgamos ou criticamos de forma injusta, especialmente líderes ou aqueles que pensam diferente de nós.

O apóstolo Paulo nos exorta em Filipenses 2:3: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a vocês mesmos.” Quando menosprezamos alguém, estamos dizendo, com nossas atitudes, que somos melhores ou mais importantes. Essa postura prejudica relacionamentos e bloqueia o agir de Deus em nossa vida.

Exemplo Bíblico

Miriam e Arão criticaram Moisés por sua escolha de esposa e questionaram sua autoridade (Números 12:1-15). Essa atitude de menosprezar levou ao desagrado de Deus e à disciplina divina. Essa história nos ensina que o orgulho em menosprezar ou criticar os outros pode ter consequências sérias.

Miriã e Arão criticam Moisés

1 Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita.
2― Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? — perguntaram. — Também não tem ele falado por meio de nós?
O Senhor ouviu isso.
3 Ora, Moisés era um homem muito humilde, mais do que qualquer outro que havia na terra.
4 Imediatamente, o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã:
― Dirijam‑se à tenda do encontro, vocês três.
Os três foram para lá.
5 Então, o Senhor desceu em uma coluna de nuvem e, pondo‑se à entrada da tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente,
6 e ele disse:
“Ouçam as minhas palavras:
Quando entre vocês há um profeta do Senhor,
a ele me revelo em visões;
em sonhos falo com ele.
7 Não é assim, porém, com meu servo Moisés,
que é fiel em toda a minha casa.
8 Com ele falo face a face,
claramente, não por enigmas;
ele contempla a forma do Senhor.
Por que não temeram
falar contra o meu servo Moisés?”.
9 Então, a ira do Senhor se acendeu contra eles, e ele os deixou.
10 Quando a nuvem se levantou, afastando‑se da tenda, Miriã estava leprosa; a aparência dela era como a da neve. Arão voltou‑se para Miriã, viu que ela estava com lepra
11 e disse a Moisés:
― Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos.
12 Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre da sua mãe com a metade do corpo destruída.
13 Então, Moisés clamou ao Senhor:
― Ó Deus, por favor, cura‑a!
14 O Senhor respondeu a Moisés:
― Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, a humilhação dela não duraria sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois, ela poderá ser trazida de volta.
15 Então, Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta.
16 Depois disso, partiram de Hazerote e acamparam no deserto de Parã.

Exemplo Atual

Imagine uma irmã da igreja que constantemente questiona as decisões da liderança e demonstra insatisfação em praticamente todas as reuniões. Ao invés de buscar diálogo construtivo, ela frequentemente entra em conflitos para impor sua opinião e desmerece os esforços da liderança, comentando com outras pessoas de forma negativa sobre as decisões tomadas. Essa postura não apenas cria divisões, mas também desmotiva aqueles que estão tentando servir e liderar com dedicação.

A Bíblia nos ensina, em Hebreus 13:17, que devemos respeitar e obedecer àqueles que têm a responsabilidade de liderar, porque eles velam pelas nossas almas como quem prestará contas. Quando menosprezamos seus esforços ou resistimos à sua liderança, estamos demonstrando um coração orgulhoso que precisa ser transformado pela graça de Deus.

Anote no Coração

Para Você Meditar:

  • Você costuma justificar seus conflitos culpando os outros?
  • Em que situações você percebe que tende a menosprezar alguém?
  • Como pode demonstrar mais humildade em seus relacionamentos esta semana?

Texto para Memorização

Desafio Prático

Escolha um relacionamento no qual você tem dificuldades e, em oração, tome a iniciativa de promover reconciliação e paz. Elogie ou valorize alguém que você, no passado, tenha menosprezado ou criticado.

Conclusão

Lidar com essas atitudes pode ser desafiador, mas Deus nos chama para um caminho de humildade e reconciliação. Ele nos dá graça para abandonar o orgulho e buscar a paz em nossos relacionamentos. Lembre-se de que somos instrumentos de Deus para edificar, não destruir. Com um coração humilde, podemos refletir a glória de Cristo em nossas interações.

Oração

Senhor, ajuda-me a abandonar o orgulho que cria conflitos e me leva a menosprezar os outros. Dá-me um coração humilde, disposto a aprender contigo e a viver em paz com aqueles ao meu redor. Que eu possa ser um reflexo do Teu amor em todas as minhas atitudes. Amém.


Se esta mensagem falou ao seu coração, te convido a assistir ao vídeo correspondente no nosso canal do YouTube Bem-Aventuradas em Cristo. Deixe nos comentários como Deus está falando com você através deste estudo. Sua reflexão pode inspirar outras mulheres!

E não se esqueça de continuar conosco nesta jornada de transformação. Juntas, vamos crescer na graça e no conhecimento de Deus!

bem aventuradas
Taiane Alves
Escritora e Fundadora do Bem-Aventuradas em Cristo.

1 comentário em “Semana 5: Orgulho Relacional”

  1. Pingback: Desmascarando o Orgulho: Caminhando em Humildade e Verdade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima