
“Então, o Senhor disse a Moisés: ― Agora você verá o que farei ao faraó: pela minha mão poderosa, ele os deixará ir; pela minha mão poderosa, ele os expulsará do país dele. Deus disse ainda a Moisés: ― Eu sou o Senhor . Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-poderoso, mas, pelo meu nome, o Senhor , não me revelei a eles. Também estabeleci com eles a minha aliança para dar‑lhes a terra de Canaã, terra onde viveram como estrangeiros. Além disso, ouvi o gemido dos israelitas, a quem os egípcios mantêm escravos, e lembrei‑me da minha aliança. ― Por isso, diga aos israelitas: “Eu sou o Senhor . Eu os livrarei do trabalho pesado imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço estendido e com poderosos atos de juízo. Farei de vocês o meu povo e serei o Deus de vocês. Então, vocês saberão que eu sou o Senhor , o seu Deus, que os liberta do trabalho pesado imposto pelos egípcios. Eu os farei entrar na terra que, com a mão levantada, jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a darei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor ”. Moisés declarou isso aos israelitas, mas eles não lhe deram ouvidos, por causa da angústia e da cruel escravidão que sofriam. “
Êxodo 6:1-9
Quando Tudo Parecer Perdido, Lembre-se: Deus Não Desiste de Você
Depois de 400 anos – e não apenas 400 dias, o que já seria muito tempo – finalmente o clamor do povo de Israel chegou até Deus. O Senhor permitiu aquele sofrimento e opressão, talvez com o propósito de que Israel finalmente se voltasse para Ele e O adorasse.
Quando Deus enviou Moisés para libertar Seu povo, ele enfrentou grande resistência de Faraó. Além disso, o próprio povo de Israel sofreu retaliações ainda mais severas. Em vez de enxergarem aquilo como um sinal de libertação, muitos foram tomados pelo desânimo e pela angústia.
A Escravidão e a Dificuldade de Acreditar na Libertação
Afinal, foram muitos anos sendo escravizados, geração após geração. E quando o “de repente de Deus” chegou, eles não deram ouvidos. Hoje, ao ler essa passagem, percebo como muitas vezes somos exatamente assim.
Depois de tanto tempo enfrentando lutas e guerras, podemos nos tornar incrédulas se não alimentamos nossa comunhão com o Senhor. Mesmo desejando acreditar que tudo ficará bem, nem sempre conseguimos. A dor prolongada nos torna céticas e nos impede de enxergar a esperança.
A Misericórdia de Deus em Meio às Nossas Feridas
Ao refletir sobre essa história, compreendo melhor por que Deus sempre foi tão misericordioso e longânimo com Israel. E, principalmente, percebo o quanto Ele foi e é bondoso comigo.
Eu também passei pelo meu “período de escravidão no Egito”. No mundo, fui machucada, humilhada e escravizada de muitas formas – por relacionamentos conturbados, escolhas erradas e feridas emocionais. Quando o Senhor veio ao meu encontro para me resgatar, eu estava ferida, com marcas profundas daquele tempo de escravidão.
Nunca fui inocente, assim como aquele povo também não era, mas o amor de Deus nos alcançou e nos resgatou, apesar das nossas resistências, medos e traumas. Eu só posso agradecer e louvar ao Senhor por não ter desistido de mim.
Deus Também Não Desistiu de Você
E com você não é diferente. Deus não desistiu de você! Talvez você esteja atravessando um período difícil e as lutas estejam te sufocando tanto que as promessas que Deus fez já não parecem mais animadoras.
Mas saiba que “Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?” – Números 23:19
Não desista de acreditar! Aquele que começou a boa obra em sua vida é fiel para completá-la (Filipenses 1:6). Não permita que as retaliações do inimigo te impeçam de enxergar o tamanho do Seu Deus.
“Maior é o que está em nós do que o que está no mundo.” – 1 João 4:4
Então, creia, confie, descanse e tome posse da sua libertação hoje!
Deus te abençoe!

Escritora e Fundadora do Bem-Aventuradas em Cristo.
Palavra do trono de Deus, tenho sido muito abençoada através de Você.
Palavra pontual e cirúrgica para minha vida
Louvado seja o Senhor!!! Gratidão pelo seu comentário, Deus te abençoe!